Pesquisa mostra que 18 mil apps vazam dados críticos na Internet

A farra dos dados continua firme e forte

A Zimperium, empresa especializada em segurança mobile, executou análises automatizadas em mais de 1,3 milhão de apps Android e iOS para detectar configurações incorretas de nuvens comuns que expunham dados.
Os pesquisadores encontraram quase 84.000 apps Android e quase 47.000 apps iOS usando serviços de nuvem pública - como Amazon Web Services, Google Cloud ou Microsoft Azure.
Destes apps, os pesquisadores encontraram configurações incorretas em 14% do total.
Dentre as informações expostas estão dados pessoais de usuários, senhas e até informações médicas.

“É uma tendência preocupante. Muitos desses app possuem armazenamento em nuvem que não foi configurado corretamente por devs ou por quem configurou as coisas e, por isso, os dados ficam visíveis para praticamente qualquer pessoa. E a maioria de nós tem alguns desses apps agora”
- Shridhar Mittal, CEO da Zimperium

Como de costume, os pesquisadores entraram em contato com as empresas responsáveis pelos apps, mas receberam poucas respostas.

Cada vez mais a preocupação com nossa privacidade e nossos dados se faz necessária.
É provável que algumas das apps que você está rodando agora mesmo tenha exatamente a falha apontada pela Zimperium. O que fazer?
De fato, perdemos o controle dos nossos dados.

Referências

Artigo original na Wired (em inglês): https://www.wired.com/story/ios-android-leaky-apps-cloud/

Artigo no TechTudo (em português): https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/03/18-mil-apps-expoem-na-internet-senhas-e-dados-de-usuarios-diz-pesquisa.ghtml