Alternativas ao Tailwind CSS

O Tailwind CSS está bem popular, mas existem alternativas

Arek Nawo tem uma relação de amor e ódio com o Tailwind CSS.

“Em relação ao mindset, gosto da abordagem de utility-first, mas não consigo lidar com longas strings de classe ou de ter que adicionar complexidade à minha configuração de build”

Arek compilou 4 alternativas ao Tailwind CSS que considera bem valiosas.
As alternativas compartilham ideia semelhante, mas também alguns recursos exclusivos.

Tachyons

Tachyons ocupa um lugar especial nesta lista, pois ele inclusive é anterior ao Tailwind.
Ele se baseia no mesmo princípio de utility-first, mas é muito mais focado e rigoroso em suas escolhas de design. Isso resulta em menos utilitários disponíveis, mas ainda assim, um pacote completo que você pode usar para realizar muito enquanto usa o gzip de no mínimo 14KB sem qualquer etapa de build.

Windi CSS

Windi CSS, em contraste com Tachyons, é um framework muito novo. Iniciado no final de dezembro de 2020, ele já ganhou muita atenção e atualmente atinge as respeitáveis 1,5 mil estrelas no GitHub.
O Windi CSS é como o Tailwind, porém melhor. Ele é quase totalmente compatível com todas as funcionalidades do Tailwind, mas além disso, fornece recursos adicionais e tem um compilador superior.

XStyled

O XStyled é um pouco diferente.
XStyled é um framework CSS-in-JS inspirado no Tailwind, que traz suas classes de utilitários para JSX. Ele é construído em cima do React e de styled-components.

Chakra UI

O Chakra UI é muito parecido com o XStyled, apenas mais popular e com muitos recursos adicionais.
É uma solução para o mundo React. Semelhante ao XStyled, ele apresenta utilitários de estilo, mas sem dúvida com uma sintaxe um pouco mais sucinta.

São ótimas dicas!
Leia mais no post original de Arek em inglês: https://areknawo.com/top-4-tailwind-css-alternatives-for-2021/