A Amazon pretende compartilhar sua internet com vizinhos

Sorria, você faz parte de mais um experimento.

Nos últimos anos o mercado estimula de maneira massiva a adoção de soluções de assistentes inteligentes. Caso você possua uma Alexa, Echo ou qualquer outro dispositivo da Amazon, você está fazendo parte de um experimento que deixa sua privacidade de lado mais uma vez.
Diariamente somos bombardeados com experimentos. Tudo isso roda “em background”, e muito provavelmente você está lendo até mesmo este texto por conta de algum experimento, não da BrazilJS, mas de alguma plataforma pela qual você foi impactado.

Desde o dia 8 de junho, quem é dono de um dispositivo desses, automaticamente estará fazendo parte do Amazon Sidewalk.

“O Amazon Sidewalk é uma rede compartilhada que ajuda os dispositivos a funcionarem melhor. Operado pela Amazon sem nenhum custo para os clientes, o Sidewalk pode ajudar a simplificar a configuração de novos dispositivos, estender a área de cobertura de low-bandwidth de dispositivos para ajudar a encontrar animais de estimação ou objetos de valor com rastreadores de blocos e ajudar os dispositivos a permanecerem online mesmo se estiverem fora do alcance do wi-fi em casa. No futuro, o Sidewalk oferecerá suporte a uma variedade de experiências de uso de dispositivos habilitados para o Sidewalk, como segurança inteligente e iluminação e diagnósticos para eletrodomésticos e ferramentas”

“O máximo de banda de uma Sidewalk Bridge para o servidor Sidewalk é de 80Kbps, que é cerca de 1/40 da banda usada para transmitir um vídeo típico de alta definição. Hoje, quando você compartilha a conexão do Bridge com o Sidewalk, o total de dados mensais usados pelo Sidewalk, por conta, é limitado a 500 MB, o que equivale a transmitir cerca de 10 minutos de vídeo em alta definição”

Muito provavelmente você nem sabia da tal data para poder optar em fazer ou não fazer parte, certo?
Mais provável ainda é que mesmo depois de ler este texto você não vá alterar as configurações e o experimento da Amazon será um sucesso.

Saiba mais no post da ArsTechnica: https://arstechnica.com/gadgets/2021/05/amazon-devices-will-soon-automatically-share-your-internet-with-neighbors/

E também na própia Amazon: https://www.amazon.com/Amazon-Sidewalk/b?node=21328123011