BrazilJS on the road Sorocaba: O maior evento de tecnologia de Sorocaba
Na última semana mais de 250 pessoas saíram de suas casas no sábado de manhã para comparecer a BrazilJS on the road Sorocaba, um evento regional e oficial da BrazilJS e o maior evento de tecnologia que Sorocaba já recebeu.
BrazilJS on the road é uma série de eventos oficiais e com curadoria da BrazilJS com objetivo é levar conteúdo exclusivo em forma de evento para comunidades regionais em todo Brasil. Sorocaba foi a cidade escolhida para iniciar essa série de eventos, e a estréia foi incrível.
A idéia da BrazilJS on the road Sorocaba começou ano passado com um formulário da BrazilJS para que as pessoas interessadas em receber o evento em sua cidade preenchessem. Em janeiro deste ano, a equipe da BrazilJS entrou em contato para a primeira reunião do on the road Sorocaba.
A BrazilJS on the road aconteceu com o apoio da organização do meetup SorocabaCSS e uma equipe de 10 pessoas voluntárias.
A primeira pessoa a falar na BrazilJS on the road Sorocaba foi a Débora Duarte que apresentou a BrazilJS e a iniciativa BrazilJS on the road.
O maior objetivo nesta BrazilJS on the road Sorocaba foi oferecer inspiração e conteúdo de qualidade para toda comunidade, além de fazer com que todas as pessoas se sentissem muito bem vindas, confortáveis e seguras durante o evento, foi isso que procuramos passar na nossa apresentação, começando com a notícia de que a BrazilJS on the road Sorocaba foi o maior evento de tecnologia de todos os tempos de Sorocaba, graças a cada participante.
O apresentador foi o Edu Matos do podcast devnaestrada, que abriu nosso evento com a camisa do Brasil fazendo referência ao Rogerinho do Choque de Cultura o que tirou boas risadas do público.
A keynote foi a Isa Silveira que fez uma palestra sobre como promover a inclusão digital através da performance, onde ela falou sobre quantidade de pessoas com uma boa conexão móvel no Brasil, desafios que cidadãos de países subdesenvolvidos e emergentes ainda encontram e contou sobre sua experiência com otimização de performance e melhores práticas para aplicar em produtos digitais.
O Talysson de Oliveira fez uma palestra sobre como organizar uma aplicação mantendo a separação de conceitos com um arquitetura baseada em camadas como uma lasanha, para evitar código spaghetti, para provar a teoria de sua apresentação, Talysson lançou um boilerplate disponível aqui.
A Dayany Espíndola fez uma apresentação mostrando a evolução da Javascript nos últimos anos e a modernização do ecossistema ao redor dela. A Dayany apresentou desde a página HTML simples, sem ferramentas e com CSS e JS direto na página, até os dias atuais passando pelas ferramentas existentes e os problemas que elas resolvem, onde iniciantes tiveram a oportunidade de entender para que servem ferramentas como npm, Webpack, Babel, Grunt, Gulp e Yarn, um excelente overview para quem está iniciando a carreira!
"Como você foi parar em Dubai?" foi a pergunta que o João Cunha respondeu em sua palestra sobre como construir uma carreira internacional em desenvolvimento, João falou um pouco sobre sua trajetória e como algumas escolhas impactaram sua carreira de desenvolvedor e o levaram para mais de 20 países.
A volta do almoço foi descontraída e divertida com a palestra do Caique Mitsuoka ensinando como ele aprendeu a acender a luz do seu quarto utilizando JavaScript. O Caique começou apresentando a palestra do André Garzia na BrazilJS 2017 que inspirou ele e compartilhou de forma muito bem humorada o seu problema e o código e ferramentas utilizadas para resolver este problema, além de deixar uma mensagem muito legal incentivando os participantes a desenvolverem coisas que eles tem vontade. Bônus para os slides que ele mesmo desenhou especialmente para apresentação!
A Miguel Soares apresentou o incrível mundo das animações começando com conceitos de animação e quais as principais diferenças em questão de estabilidade e performance nas páginas web e o porquê de usar animações JS.
A Vanessa Tonini iniciou sua apresentação contando um pouco da sua jornada para aprender Angular e ensinou como criar rapidamente um projeto com Angular explorando um pouco mais as funcionalidades da ferramenta de linha de comando do Angular e como usá-la para criar componentes e seus testes automatizados.
O Breno Freitas apresentou um case da Shopify utilizando técnicas de aprendizado de máquina com foco em reduzir o trabalho dos mercadores ao utilizar a plataforma, melhorando assim, a experiência dos usuários no sistema. O Breno explorou diferentes técnicas de Aprendizado de Máquina que podem ser aplicadas em diferentes contextos para a melhoria de um sistema web.
A Carolina Pascale apresentou conceitos sobre serveless e as vantagens e desvantagens que os times se deparam ao adotar a arquitetura de Serverless para desenvolvimento de uma API e um case real de utilização.
A última palestra do dia foi a do Sérgio Faria, o Sérgio nos contou sobre sua trajetória como desenvolvedor cego e finalizou falando da importância de pensar em inclusão no desenvolvimento de aplicações e em todos os espaços sociais.
Esse foi um pouquinho do que rolou na BrazilJS on the road Sorocaba, um evento que sem dúvida teve muito impacto na comunidade de Sorocaba e região, pelo seu tamanho, por uma organização de tanta credibilidade como a BrazilJS apoiar e pessoas de todo estado e até de outros lugares conhecerem e saberem que há uma comunidade muito ativa e engajada em nossa cidade.
Em breve todos os vídeos das palestras estarão no canal oficial da BrazilJS no YouTube. Você pode conferir todas as fotos do evento aqui e a cobertura do devnaestrada no vídeo abaixo: