Novidades no Chrome 89

O Chrome 89 está começando a se tornar estável agora e vem com várias novidades

Lançado o Chrome 89 com várias novidades, dentre elas: WebHID, WebNFC, e Web Serial, Web Share e Web Share Target para Desktop, e muito mais.

Dentre as novidades, podemos citar WebHID, WebNFC e Web Serial como as principais.
A tecnologia abre caminho para novos cenários que antes não era nem possíveis. A interação com hardware de fato chegou ao mundo Web.

Web Serial é uma interface de comunicação bidirecional que permite enviar e receber dados byte a byte.
A API Web Serial fornece uma maneira para os sites lerem e gravarem em um dispositivo serial com JavaScript. Os dispositivos seriais são conectados por meio de uma porta serial no sistema do usuário ou por meio de dispositivos USB e Bluetooth que emulam uma porta serial.

Já o Web NFC fornece aos sites a capacidade de ler e gravar em tags NFC quando eles estão próximos ao dispositivo do usuário.
O escopo atual é limitado ao NFC Data Exchange Format (NDEF), um formato de mensagem binária leve que funciona em diferentes formatos de tag.

HIDs são dispositivos de interface humana , como teclados alternativos ou gamepads, que são muito novos, muito antigos ou muito incomuns para serem acessíveis por drivers. A API WebHID resolve isso fornecendo uma maneira de implementar a lógica específica em JavaScript.

A API Web Share possibilita que os usuários enviem arquivos ou dados para outros aplicativos instalados em seus dispositivos, por exemplo, compartilhando uma foto em alguma rede social.
Se o seu site permite que os usuários criem, editem ou interajam com arquivos, você deve usar as APIs Web Share e Web Share Target. Essas APIs estão disponíveis no celular há algum tempo, mas agora são compatíveis com o Chrome OS e Windows.

Saiba mais

Post completo no Chrome Developers: https://developer.chrome.com/blog/new-in-chrome-89/