Dos meus dados, cuido eu
https://open.spotify.com/episode/6xIrwIyTCwTkOWxQ51039M?si=jSN5Qzs0SQOD__QTrDFvoQ
A liberdade para cuidar das informações pessoais na internet está prestes a dar um salto. Esse é o objetivo do Data Transfer Project (DTP), que quer facilitar o acesso aos dados pelo próprio usuário e também a movimentação desses dados entre diferentes servidores. E se depender de grandes players para isso, pode começar a comemorar: Google, Apple, Microsoft, Facebook e Twitter são alguns dos participantes.
Segundo a iniciativa, o fato de hoje ser possível baixar os próprios dados da maioria dos serviços é apenas a metade do percurso, pois os usuários deve ter pleno controle sobre seus dados na web e parte disso é movimentá-los livremente.
Como hoje ainda é difícil que diferentes serviços conversem entre si, o Data Transfer Project surge para propor alternativas neste sentido. A ideia é criar modelos de dados que organizem as informações de forma que elas possam interagir com diferentes APIs. Além dos data models, existem os adaptadores de dados e os de autenticação.
Os adaptadores de dados traduzem as informações do DTP para a API do serviço e vice-versa. Já os adaptadores de autenticação servem para dar mais segurança, fazendo com que o usuário autentique sua conta antes de transferir seus dados de um a outro servidor.
Por fim há o gerenciador de tarefas, que cuida de execuções em segundo plano – como armazenamento seguro de dados, limite de rate e notificações individuais.
O DTP também está ligado ao Solid, projeto de Tim Berners-Lee desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology que quer simplesmente mudar a maneira como a web funciona atualmente. Ele funciona sobre pilares parecidos com os do DTP: propriedade verdadeira dos dados, modular design e reutilização de dados já existentes.
“Estamos muito animados com o progresso do projeto desde que foi anunciado, no ano passado. Esperamos lançar os primeiros recursos para o usuário nos próximos meses”, afirmou o líder do Google dentro do DTP, Jessie Chavez, em entrevista ao The Verge.
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.