Grandes empresas de TI vão prospectar talentos na 10ª BrazilJS Conf

Maior evento sobre linguagem JavaScript do mundo ocorrerá em outubro, em Porto Alegre

Estima-se que, em 2019, o déficit brasileiro em mão de obra para o setor de Tecnologia da Informação (TI) era de 30 mil pessoas. O número já havia dobrado no primeiro semestre de 2021, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) - que projeta uma carência de 420 mil profissionais até 2024. 

É por essas e por outras que grandes empresas da área da tecnologia estão patrocinando a 10ª BrazilJS, maior conferência de JavaScript do mundo, que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro, em modelo phygital, a partir de Porto Alegre.

Google, JusBrasil, Unico, VanHack e Twilio são os Patrocinadores Platina. Alright, Alura, Cloudinary, Globo, Americanas S.A e Toptal estão na faixa Ouro; e PicPay e AME, são Patrocínio Prata.

As empresas veem no evento uma oportunidade de apresentar suas tecnologias para um público altamente especializado. E a BrazilJS Conf ainda permite a prospecção de talentos para seus quadros funcionais.

A Unico, pioneira como IDTech e líder em soluções de proteção de identidade digital, passa por um hipercrescimento em 2021. Ainda este ano, 219 vagas devem ser preenchidas. As inscrições dos interessados estão ocorrendo via Linkedin, mas podem rolar convites dentro da Conf.

Ariovaldo Carmona, o diretor de engenharia da Unico, reconhecida entre as "100 Startups to Watch", ranking da Pequenas Empresas & Grandes Negócios em 2021, comenta:

“A empresa possui diversos benefícios, entre eles, programas e ações internas para profissionalização e bem-estar dos colaboradores. Além disso, os candidatos poderão se juntar a um time de uma empresa que só cresce no Brasil”

Muitas vezes confundido com “um site de advogados”, o JusBrasil é uma empresa de tecnologia que conecta a sociedade com a Justiça, facilitando acesso a documentos, recuperando informações processuais, além de criar um elo entre advogados e pessoas da sociedade interessados em informações sobre Direito.

O developer relations da empresa, Mario Sérgio, explica:

“O JusBrasil estar na BrazilJS Conf faz parte de nosso plano de apresentar melhor a empresa e deixar mais claro o que ela é. A gente não fez esse trabalho de empower branding e agora a gente está começando a se mostrar”

Segundo Mario Sergio, a construção do produto JusBrasil envolve um desafio técnico muito grande. Por isso, pelo menos metade dos 300 funcionários da empresa são engenheiros de software e engenheiros de dados. E eles precisam de mais gente.

“O JusBrasil tem um app mobile, um aplicativo em que as pessoas podem fazer buscas de processos, imagine que a gente tem o desafio de fazê-lo rodar em celulares de pouca memória, fazer dele rápido. Isso envolve muito Java Script, ferramentas de front end, que é justamente o foco da BrazilJS Conf. Então, faz todo o sentido apoiar o evento, até porque queremos atrair talentos que vão estar lá. Queremos que venham trabalhar com a gente”

A BrazilJS Conf

A BrazilJS Conf nasceu em 2011, fruto do desejo dos primos e sócios Felipe Moura e Jaydson Gomes, e do programador Christiano Milfont. O trio sentia falta de um evento em que devs da linguagem de programação JavaScript pudessem se atualizar e trocar ideias.

A primeira edição da conferência, realizada em Fortaleza, teve 600 participantes e 20 palestrantes. Na edição 2019, foram 3 mil inscritos e 25 convidados ministrando as apresentações. No ano passado, em função da pandemia, a Brazil JS Conf acabou cancelada. Mas este ano, quando a expectativa de público ultrapassa os 5 mil pagantes, a alternativa para a realização é adotar o phygital. Fusão das palavras físico e digital em inglês, o modelo incorpora as funcionalidades do digital dentro da experiência física do cliente e vice-versa.

De casa, o público da BrazilJS Conf poderá interagir com os apresentadores do evento, que estarão nos estúdios do Instituto Caldeira, em Porto Alegre. De lá, serão pilotadas as palestras, previamente gravadas, e as participações ao vivo dos palestrantes e patrocinadores.

Pelos palcos do evento já passaram grandes nomes do mundo do desenvolvimento de software, como o próprio criador da linguagem JavaScript, Brendan Eich. Este ano, uma das estrelas confirmadas é Vint Cerf, ex vice-presidente da Google e um dos criadores da internet.