HyperTerm agora é Hyper.app
O time da Zeit anunciou na última semana uma mudança no terminal JS/HTML/CSS desenvolvido pela empresa. O HyperTerm agora é Hyper.app.
Guillermo Rauch, um dos fundadores da empresa, comentou que o projeto iniciou apenas como um experimento e se tornou um dos projetos mais populares no GitHub neste ano, com mais de 9.000 estrelas. O projeto é realmente muito interessante e nos mostra o JavaScript indo além do imaginável. Atualmente, existem inúmeras aplicações multi-plataforma para desktop sendo desenvolvidas com JavaScript, tendo como base o Electron. Rauch, inclusive, cita alguns dos principais projetos baseados no Electron, como o Atom, Slack, Now.app, VS Code, Vectr, Figma, WordPress, Simplenote, Nylas e Kap. Para quem não está familiarizado, o Electron é um framework, criado pelo GitHub, para criação de aplicações desktop. Porém, o grande diferencial é que essas aplicações são escritas utilizando tecnologias Web.
Além da mudança do nome, a Zeit está focando no lançamento da versão 1.0 do Hyper. Foi liberada a versão 0.8.1 (inclusive já estou usando por aqui), que inclui algumas melhorias significantes.
Hyper 0.8.1
Dentre as mudanças na versão 0.8.1, podemos destacar o suporte a divisão do terminal (splits), funcionalidade essa bem aguardada pela comunidade.
Hyper splits
A funcionalidade que eu mais esperava era o suporte à transparência :) Agora é possível usar o terminal Hyper com transparência. Esta funcionalidade ainda não está 100%, mas já é um bom começo.
Hyper com transparência
Novas janelas do terminal agora abrem automaticamente em posição de cascata.
Hyper janelas em cascata
Já falamos aqui anteriormente sobre o terminal e é muito legal ver a evolução rápida do projeto. A ideia de um terminal totalmente desenvolvido com JavaScript, HTML e CSS é incrível. A versão 0.9.0
já está em desenvolvimento e em breve teremos o lançamento da versão 1.0
.
Já testou o Hyper? Nos conte suas impressões :)