Inteligência Artificial da Amazon para dublagem de filmes

Em um futuro próximo será possível ver um filme internacional com áudio em português e com a voz original de atores/atrizes

A Amazon tem um novo plano de uso de inteligência artificial (I.A.) para dublar filmes.
Para algumas pessoas isso pode até significar o fim da profissão de dublagem.
A empresa patenteou um sistema que permite que computadores aprendam as vozes das estrelas de Hollywood e então gerem vozes de forma automática em diferentes idiomas sem a necessidade de dublagem humana.

No pedido da patente a Amazon usou o filme “O último Samurai” como exemplo de uso da tecnologia.
Ao analisar como Tom Cruise soa em outros filmes como “Missão Impossível” e “Rain Man”, a tecnologia foi capaz de recriar as falas em francês e polonês.

A inteligência artificial da Amazon ainda vai conseguir gerar áudio em outros idiomas mas com a voz original, ou seja, seria possível ver um filme em português com o próprio Tom Cruise falando português.

Claro, a existência da patente concedida à Amazon não garante que a empresa vai lançar a solução em breve, mas é realmente algo com um grande potencial. Uma inovação dessas pode revolucionar o modo como consumimos entretenimento.

Saiba mais:

https://taquerialoscompadresdc.com/amazon-ai-patent-could-spell-the-end-for-voiceover-actors.html

https://olhardigital.com.br/2021/02/28/cinema-e-streaming/amazon-patenteia-tecnologia-para-automatizar-dublagem-de-filmes/

https://www.telegraph.co.uk/technology/2021/02/28/amazon-ai-patent-could-spell-end-voiceover-actors/