BrazilJS

Share this post

JavaScript Assíncrono - Introdução

www.braziljs.org

JavaScript Assíncrono - Introdução

Felipe N. Moura
Oct 31, 2016
Share
Share this post

JavaScript Assíncrono - Introdução

www.braziljs.org

JavaScript tem muitas qualidades que eu, pessoalmente, admiro muito. Uma das mais divertidas é, sem dúvida, as possibilidades assíncronas desta linguagem!

Uma feature divertida e, ao mesmo tempo, complexa. O JavaScript nos dá a possibilidade de escrever utilizando alguns paradigmas interessantes (e dignos de estudo aprofundado) como o paradigma procedural, o paradigma funcional ou com Orientação a Objetos (por meio de protótipos, não de classes).

Mas todo esse benefício tem um preço, e o preço é justamente a complexidade que isso traz na hora de lermos e compreendermos um código.

Além disso, o JavaScript também trabalha com fluxos bem distintos e nós podemos "quebrar" tais fluxos utilizando algumas features da linguagem, como setTimeout, setInterval, addEventListener, entre outros.

O JavaScript sempre teve como ponto forte a possibilidade de trabalhar de forma assíncrona e, há muito, vem evoluindo o assunto. Tivemos uma importante explosão com o Ajax há mais de uma década e, antes dele, já usávamos iframes para atingirmos resultados parecidos.

Promises vieram para nos ajudar a superar o famoso callback hell, uma verdadeira "maçaroca" em que alguns códigos acabavam se tornando! As promises trouxeram um padrão para lidarmos com código assíncrono, para desenvolvermos APIs mais robustas e modernas e organizar nosso código assíncrono de maneira mais legível. Mas elas também não são nenhuma "bala de prata" e tem seus problemas.

O JavaScript moderno conta com várias novas opções que são justamente as que abordaremos nesta série. Entre elas, Promises, Async/Await, Generators, Web Worker...

Acompanhem os próximos artigos nos quais aprofundaremos cada um dos padrões e APIs.

Share
Share this post

JavaScript Assíncrono - Introdução

www.braziljs.org
Comments
Top
New
Community

No posts

Ready for more?

© 2023 BrazilJS
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing