Nova música do Nirvana criada com inteligência artificial

Tá com saudade dos anos 90? A música que simula Nirvana foi criada com um software de inteligência artificial que tenta aproximar o estilo de composição de Kurt Cobain

Na semana em que o mundo completa 27 anos sem Kurt Cobain, por meio da inteligência artificial podemos ouvir uma “nova música do Nirvana".
É com aspas mesmo. A música existe, porém, foi criada por computadores.
Em artigo na Rolling Stone, ou autor, Kory Grow, ainda faz um trocadilho ao se referenciar a nova música: In Computero, se referindo ao terceiro disco lançado pelo Nirvana em 1993, o In Utero.

A música que simula Nirvana foi criada com um software de inteligência artificial que tenta aproximar o estilo de composição de Kurt Cobain.
No resultado, os riffs de guitarra variam entre o estilo mais calmo da música “Come as You Are” e o peso de “Scoff”.

“Drowned in the Sun” faz parte do incrível projeto Lost Tapes of the 27 Club, uma iniciativa com músicas escritas e executadas por máquinas que emulam estilos de outros músicos que morreram aos 27 anos, como: Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Winehouse.
Cada música criada é o resultado de uma inteligência artificial que analisa até 30 músicas de cada artista e estuda as melodias vocais, mudanças de acordes, riffs e solos de guitarra, padrões de bateria e letras para tentar adivinhar como suas "novas" músicas soariam.
O projeto foi criado pela Over the Bridge, uma organização que ajuda membros da indústria musical que lutam contra doenças mentais.

Quer ouvir como ficou a música do Nirvana?

Referências

Matéria na Rolling Stone: https://www.rollingstone.com/music/music-features/nirvana-kurt-cobain-ai-song-1146444/
Projeto Lost Tapes of the 27 Club: https://losttapesofthe27club.com/