Open Banking no Brasil, InfoQ encerra operações e racismo calculado - Weekly #375

Fase 1 do Open Banking iniciando no Brasil, InfoQ encerrando operação no Brasil depois de 12 anos e medida questionável do governo em relação ao cadastro único.

A edição 375 da BrazilJS Weekly já inicia com uma novidade que promete transformar o mercado financeiro no Brasil. Isso mesmo, o Open Banking iniciou oficialmente no país. Durante o ano de 2021 teremos 4 fases onde o objetivo final é se ter o compartilhamento padronizado de dados e serviços integrados.
A InfoQ anunciou que está encerrando suas operações no Brasil depois de mais de 12 anos.
O governo anunciou mais uma medida questionável ao fazer a digitalização do cadastro único, afetando mulheres negras, mães solos e periféricas.

📄 Curadoria, edição: Jaydson Gomes
📝 Revisão: Andreza Rocha
🗣️ Colaboração: alinebastos, jaydson, AndrezaDeza, rsip22
📖 Código-fonte: https://github.com/braziljs/weekly/issues/358

Caso goste do conteúdo, considere inscrever-se e apoiar a BrazilJS ❤️


🎥 Em vídeo


📌 Destaques da semana

💰 Bem-vindo ao Open Banking Brasil
O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa de compartilhamento aberto de dados, produtos e serviços das instituições participantes, em formatos padronizados, de maneira segura, ágil e conveniente.

👋 InfoQ encerra operações no Brasil
Um dos portais de conteúdo de tecnologia mais antigos do país informa o encerramento da operação brasileira. Dentre os motivos estão os desafios do produto, financeiros e editoriais.

🤔 Digitalização do CadÚnico afeta mulheres negras, mães solo e periféricas
O governo anunciou a reformulação do processo de inclusão de informações no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Medida é questionável, em um país onde 1 a cada 4 brasileiros não tem acesso à internet.

🗣 Racismo calculado
Algoritmos de plataformas e redes sociais ainda precisam de muita discussão para fugir de estereótipos.


🚀 Novidades da semana

🙌🏽 Tecnologias de reconhecimento facial na verificação de identidades trans
Coding Rights lança análise sobre sistemas de reconhecimento facial utilizados pelo governo federal como forma de verificar identidades e destaca desafios para a privacidade e autodeterminação de gênero de pessoas trans e não binárias em suas interseccionalidade de raça, classe e território.

📺 Live | Dia da Visibilidade Trans
Live gravada no dia 29 de janeiro, dia da Visibilidade Trans.
Vídeo EXTREMAMENTE necessário!
Não só no dia 29 de janeiro, mas em todos os 365 dias do ano!

📺 TI não é só código! De quais profissionais precisamos para montar um time?
Vídeo necessário para quem está começando e para quem já está na área!
Além do tema principal, Aline Bastos fala sobre empatia, comunicação, burnout e dá dicas sobre mentoria, pra quem quer ajudar e não tem tempo ou não sabe como.

🔖 Outreachy May 2021 internship applications
As inscrições pra rodada de maio do Outreachy abriram! Outreachy é um programa de estágio que apoia a diversidade no Open Source. Você trabalhará em projetos Open Source e pessoas mentoras experientes irão guiar você.
Os estágios externos são pagos! O estágio é totalmente remoto.

🌐 Google Summer of Code
O Google Summer of Code é um programa global focado em trazer mais pessoas que estejam cursando uma universidade para o desenvolvimento de software Open Source. As pessoas selecionadas trabalham com uma organização de Open Source em um projeto de programação de 10 semanas.

👩‍👧 Programa Amanhã
Se você conhecer, ou se for, uma mestranda ou doutoranda que seja mãe, o "Programa Amanhã", do Movimento “Parent in Science”, está selecionando mães pesquisadoras, em fase final dos cursos de pós-graduação, para receberem auxílio financeiro – especialmente as que não recebem bolsas de estudo.
As mães podem fazer sua candidatura até 19 de fevereiro.

📚 Curso Online Eu Progr{Amo}
Progra{m}aria abriu as inscrições para a 5ª turma do #CursoOnlineEuProgrAmo!
Essa é sua chance de participar da primeira turma de 2021! Então, junta a coragem e a determinação e #VamosJuntas explorar o universo da programação!
O curso, que será disponibilizado 24h por dia ao longo de quatro semanas, é ideal para você que ainda não possui conhecimentos na área mas que gosta de aprender praticando através de exercícios. Não tem seleção, o único pré-requisito é vontade de se aventurar e aprender nessa aventura espacial pelo universo dos códigos.
Matricule-se até 21/02

📜 W3C Accessibility Guidelines (WCAG) 3.0
Saiu o primeiro rascunho da atualização das orientações de acessibilidade do W3C, o WCAG 3.0. Uma das principais melhorias é a questão de vir com uma linguagem mais simples, para ser mais compreensível por pessoas que não são experts em tecnologia, e de ser mais orientada às pessoas que vão utilizá-la (em vez de ser orientada meramente à tecnologia).

🔒 Google Blocking Web Privacy Proposals at W3C
Google foi a única companhia a vetar mudanças na política no Grupo de Interesse de Privacidade do W3C, que permitiria ao grupo bloquear especificações técnicas que tivessem implicações negativas à privacidade na web.


🗣 Frase da semana

“O colonialismo é uma ferida que nunca foi tratada. Uma ferida que dói sempre,
por vezes infecta, e outras vezes sangra”

― Grada Kilomba