Playlist Carnaval 2018

E chegou o Carnaval 2018! Seguindo a tradição, estamos trazendo uma playlist de vídeos para aquelas pessoas que preferem ficar em casa durante a grande festa do ano :) 2017 foi um ano cheio de conteúdo por aqui, então vamos conferir alguns destaques.

JS && Matemática

O Rafael Specht nos mostrou o quanto a matemática se faz presente no nosso dia-a-dia e como podemos criar exemplos e interações usando as APIs do browser! Desde Canvas até WebGL passando por animações de CSS entenda como conhecer senos e cossenos são importantes! https://www.youtube.com/embed/QaN64h4XXi0

Meteor: Desenvolvimento de App com JS

A Débora Duarte falou sobre desenvolvimento de Apps com o Meteor. Nessa palestra ela responde algumas perguntas: Quais são as vantagens e desvantagens versus desenvolver Apps nativos? Quando utilizar Meteor? Como o framework funciona? Seria esse o futuro do desenvolvimento mobile?

https://www.youtube.com/embed/CqswwW63jZA

Como ser um bom dev front-end em 2017

O Jaydson Gomes aborda o ecossistema FrontEnd. Como se manter atualizado e relevante em um ambiente tão volátil? Como ser um bom desenvolvedor FrontEnd? Nesta palestra Jaydson mostra sua visão do mundo FrontEnd e o que é necessário para se tornar um bom desenvolvedor FrontEnd. https://www.youtube.com/embed/LBxHq3IG4F4

O fim da Internet

André Stalz abriu a BrazilJS Conf 2017 com uma palestra incrível. Nenhuma tecnologia desaparece da noite pro dia. Assim como o telefone fixo e o Flash, tecnologias sofrem uma gradual redução de uso que pode durar anos ou décadas até desaparecerem completamente. Os primeiros sinais do fim da internet original, aberta e decentralizada, já estão surgindo. Nesta palestra você vai descobrir quais são esses sinais, o que vai acontecer nos próximos anos, e como uma alternativa à internet está sendo criada, usando apenas JavaScript. https://www.youtube.com/embed/CcDMWrH6VHU

Machine Learning como ferramenta de personalização

A Isabella Silveira subiu no palco da BrazilJS Conf 2018 para falar sobre um tema super legal: Machine Learning! Pense em um mundo perfeito onde cada usuário tem uma experiência totalmente única e customizada para o seu próprio perfil; desde publicidade até conteúdo. Tão personalizada que a própria aplicação sabe das suas necessidades e objetivos a ponto de otimizar o tempo de navegação e taxa de conversão em sites de e-commerce. Impossível? Absolutamente não. Descubra como criar aplicações direcionadas a cada perfil de usuário de forma automatizada e, o melhor de tudo, usando nosso tão adorado Node.js.

https://www.youtube.com/embed/d8uBnj2jBQQ

ECMAScript 7

A Fernanda Bernardo falou sobre as novas especificações do JavaScript. Ainda estamos nos adaptando ao ECMAScript 6, mas antes mesmo dele ser lançado, novas especificações já estavam sendo propostas para o ECMAScript 7. Algumas das features mais comentadas são: async generators, object observe, typed objects entre outros. Nessa palestra mostrarei como cada uma delas funciona.

https://www.youtube.com/embed/k7hl8fAX2Yk

Package Quest: The journey of a package

O Jeffrey Lembeck, do npm, fez uma palestra muito divertida na BrazilJS Conf 2018. Já se perguntou o que acontece quando você faz `npm install` algo? Siga uma odisseia através dos fios, pois nosso herói cliente embarca em uma aventura para lhe oferecer o software que você precisa, quando você pede. Após esta palestra, você terá uma melhor compreensão do curso que um pacote faz - ajudando você a entender a arquitetura que funciona em escala, além de ser capaz de solucionar os problemas de instalação de pacotes.

https://www.youtube.com/embed/nMo1ZsMdm4M

How to be a compiler

A Mariko Kosaka, do Google, nos ensinou que aprender uma nova linguagem é como treinar o seu cérebro a ser um compilador. Mas o que um compilador faz? e como nós podemos fazer um? Vamos escrever um pequeno compilador juntos. Assim que você escrever um compilador, você não somente entenderá como o seu código JavaScript funciona por debaixo dos panos, mas também será melhor em fazer um ambiente inclusivo para pessoas que estão aprendendo uma linguagem diferente.

https://www.youtube.com/embed/rHCWQ0b3mWg

Fazendo drinks com JavaScript

Nessa palestra o André Garzia mostrou o caminho das pedras para a utilização de JS em placas de prototipação de baixo custo para o desenvolvimento de aplicações para a IoT. Ele apresentou um projeto prático de uma máquina de criação de drinks que mistura os ingredientes e entrega coquetéis a partir de uma web app. Foi muito legal!

https://www.youtube.com/embed/pLjEy7UjVHs

JavaScript gives you superpowers, use them

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de fora a palestra do Guilherme Souza, que fechou a BrazilJS Conf 2018. Hoje a comunidade JavaScript é a mais poderosa dentre as comunidades de código aberto. Nós rodamos JS em hardware, em server-side, em client-side, e pasmem, além de tudo, JS ainda roda no Browser. Isso dá ao desenvolvedor JavaScript um alto poder de prototipagem, criação e empreendedorismo, nós deveríamos estar virando uma comunidade Maker, que desenvolve soluções para o mundo, basta pararmos de olhar para dentro, e começarmos a olhar para fora.

https://www.youtube.com/embed/G8Fa8oVnakM

Um ótimo Carnaval para todos!

É isso pessoal! Desejamos um ótimo Carnaval para toda a comunidade! Temos muito conteúdo ainda aqui pelo portal e lá no nosso YouTube. Ainda não é inscrito? Se inscreva e fique por dentro de tudo que rola no mundo da tecnologia o ano todo! Siga a BrazilJS nas redes sociais também para ficar sempre atualizado: Twitter, Instagram e Facebook. E claro, se inscreva na nossa Newsletter semanal!