UX confusa da Amazon custou 7 mil dólares para pequena startup

Uma UX ruim pode custar bastante dinheiro

Michael Morgenstern, contou em um post como a UX da Amazon AWS custou muito mais do que o esperado para a sua empresa.
Em um pequeno resumo ele nos adverte:

“Tenha muito cuidado ao usar a AWS. Sua UX pode ser altamente imprecisa e pode custar-lhe dinheiro. Se isso acontecer, não espere nenhum apoio ou simpatia deles”

Esse não é o primeiro relato de um caso onde serviços de cloud custam muito mais do que empresas esperam.
Michael, assim como muitas pessoas, foi induzido ao erro na interface da AWS.
Com poucos clicks ele pensou estar configurando o serviço para que o mesmo custasse em torno de $50 dólares por mês. Fechou a interface e focou em trabalhar na sua empresa.
Isso tudo aconteceu justamente momentos antes da pandemia chegar. Mergulhado no negócio e tentando fazer o seu business funcionar, Michael esqueceu da configuração feita.
A surpresa foi quando um tempo depois, para surpresa de Michael, aqueles $50 dólares se transformaram em $850, e na soma de tudo o custo chegou aos $7.000 dólares.

Michael detalhou seus passos na interface, e analisando bem, muita gente pode cometer o mesmo erro.

O problema não parou por aí. Segundo Michael, o suporte da AWS demora demais para responder e no total foram 65 mensagens trocadas e nada foi resolvido, ou ao menos entendido.
A conclusão é que a Amazon não se responsabiliza pela sua UX ruim e o conselho final de Michael é de que para evitar esse tipo de problema o bom mesmo é ter uma pessoa especialista em AWS.