Weekly 478: A tela azul da morte ataca novamente e o conto de fadas tecnológico
O 'apagão virtual' escancara que o conto de fadas tecnológico empurrado para as massas não existe.
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelo ser humano Jaydson Gomes, em 25/07/2024, Porto Alegre
“Em um momento na história em que o mundo do desenvolvimento de software é engolido por tanto marketing e desinformação, de certa forma o caos gerado na última semana, com o 'apagão virtual', escancara que o conto de fadas tecnológico empurrado para as massas não existe.”
Não existe Cloud. Não existe Inteligência Artificial. Não existe No-code. Não existe Serverless.
Por trás de toda a mágica vendida com Cloud, existe muito hardware e muito software, além, é claro, de muita gente trabalhando arduamente.
Por trás do hype das IAs, existe muito dado, muito hardware (e muito energia sendo gasta), muito software e muitas pessoas das diversas áreas da computação, sejam cientistas, engenheiros(as), devs, etc.
O mesmo vale para No-code e para Serverless.
Toda camada de abstração criada para que tais soluções citadas acima sejam possíveis, exigiu, exige e continuará exigindo muito de profissionais da tecnologia.
Em um momento na história em que o mundo do desenvolvimento de software é engolido por tanto marketing e desinformação, de certa forma o caos gerado na última semana, com o 'apagão virtual', escancara que o conto de fadas tecnológico empurrado para as massas não existe.
Uma "pequena” falha em um software utilizado por milhões de pessoas de forma praticamente silenciosa causou pânico e gerou uma série de problemas inimagináveis.
É o famoso efeito dominó. A borboleta bateu asa na CrowdStrike, veio o tufão na Microsoft, aeroportos, bancos e todo tipo de negócio dependente do Windows e do software Falcon.
O problema não é simples de resolver. Em uma cadeia complexa de como o Falcon funciona, o processo para fazer com que computadores afetados sejam restaurados depende exclusivamente de seres humanos especialistas em tecnologia.
Que fique a lição.
Ainda sobre o assunto, Felipe N. Moura, nosso CTO, deu uma entrevista para a Zero Hora. A matéria saiu online (paywall) e também no jornal impresso.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify
Acompanhe ao vivo, hoje às 10:30
⚡️ DESTAQUE ⚡️
Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo
Um apagão cibernético provocou atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema está relacionado a sistemas que utilizam o Windows.
As companhias aéreas American Airlines, United e Delta, as principais dos Estados Unidos, chegaram a paralisar todos os voos. Mais de 1.400 voos foram cancelados somente nos EUA, e outros 4.000 sofreram atrasos, segundo o site FlightAware.
Matéria: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/07/19/problema-tecnico-voos-global-estados-unidos.ghtml
📜 Ref callstack: G1 > BrazilJS
💻 Falha da CrowdStrike explicada por um dev do Windows
Dave, um dev aposentado que trabalhou como dev do Windows por muito tempo, falou sobre a falha da CrowdStrike da última semana.
Ele explica em detalhes o que aconteceu do ponto de vista técnico e também ensina como resolver o problema.
📜 Ref callstack: Dave's Garage > BrazilJS
😨 Quase todos os dados de clientes da AT&T foram roubados
Hackers roubaram registros com os contatos telefônicos de quase todos os clientes da AT&T Wireless em uma das violações mais graves de dados confidenciais de consumidores nos últimos anos.
O pacote inclui os números chamados ou enviados por mensagens de texto por mais de 100 milhões de clientes entre 1º de maio e 31 de outubro de 2022, e um dia de janeiro de 2023. Ele contém os próprios números, assim como a frequência e as durações combinadas das interações, mas não constam os nomes dos clientes ou o conteúdo dessas comunicações, disse a AT&T.
📜 Ref callstack: Washinton Post > BrazilJS
⚡️ DESTAQUE ⚡️
Pessoas lendárias do mundo da programação de software
“Programadores(as), desenvolvedores(as), engenheiros(as) de software. A maioria, incluindo você, são absolutamente horríveis. Mas existem poucos, muito poucos mesmo, que são incríveis"
O canal bigboxSWE fez um vídeo muito legal listando pessoas realmente incríveis do mundo do desenvolvimento de software.
E quando digo “incrível" é em um nível totalmente fora do comum. Não é alguém que fez um ótimo CRUD, ou que é super inteligente e usa muitos design patterns. Nem mesmo alguém que construiu o software de uma startup super descolada e milionária.
Aqui estamos falando de verdadeiros(as) entidades que foram e continuam sendo responsáveis por boa parte da base tecnológica que mantém nossa sociedade de pé.
Linus Torvalds: criou o Linux e o Git
Richard Stallman: criou o "free software" e o GNU
John Carmack: programador líder por trás dos jogos Commander Keen, Wolfenstein 3D, Doom e Quake
Fabrice Bellard: criou FFmpeg, QEMU e Tiny C Compiler
Dennis Ritchie: criou a linguagem C e Unix
Kathleen Booth: criou o Assembly
Terry Davis: criou o TempleOS
⏩️ Vídeo original produzido pelo bigboxSWE
⏩️ Vídeo React de Theo
🦊 Uso do Firefox atinge mínima histórica de 2,74%
Rodrigo Ghedin, do Manual do Usuário, fez um experimento de uso do Firefox nos dias atuais, que mostra que o uso do navegador, antes dominante, caiu para quase total irrelevância.
Mesmo com alguns fortes pontos para o browser da Mozilla, a escolha de Ghedin foi seguir usando o Safari.
“Com tantos pontos positivos, cabe explicar por que não consigo ficar no Firefox. Em resumo, é um aplicativo exótico — no sentido biológico da palavra. Ao mirar em múltiplos sistemas operacionais, o Firefox não parece estar em casa em nenhum deles, do visual às convenções do sistema"
📜 Ref callstack: Manual do Usuário > BrazilJS
🏴☠️ O fim do Leia Isso
O Leia Isso, um site popular que oferecia a leitura de artigos de outros sites em uma interface agradável e burlava paywalls porosos, saiu do ar no dia 21 de junho.
O Manual do Usuário fez uma entrevista com o fundador, que relatou suas dificuldades em manter o projeto, visto a complexidade, custo e também falta de adoção de usuários em seu modelo de negócio premium.
📜 Ref callstack: Manual do Usuário > BrazilJS
Novo golpe engenhoso do Pix
Você recebe um valor X no PIX. Uma pessoa entra em contato pedindo a devolução. Você devolve o PIX. Então, a pessoa que entrou em contato faz o processo oficial de receber de volta o PIX enviado errado. O que isso significa? O valor que você devolveu, na verdade, sai apenas da sua conta.
📜 Ref callstack: TecMundo > BrazilJS
O supercomputador que mudará a previsão do tempo no Brasil e recolocará o país no mapa da meteorologia
Por trás das previsões do tempo e do clima precisas, estão sistemas de computação com alta capacidade de processamento e armazenamento.
São os chamados supercomputadores, máquinas de alta performance capazes de rodar milhares de equações matemáticas complexas para fornecer informações cada vez mais estratégicas em um mundo de crise climática, como a intensidade de chuvas fortes ou a duração de uma seca.
Agora, depois de anos de atraso, o Brasil está prestes a renovar seu sistema de supercomputação para melhorar a previsão climática.
📜 Ref callstack: BBC Brasil > BrazilJS
Como fazer cache da maneira certa com Next.js na Vercel
Vídeo interessante em que Theo mostra que conseguiu otimizar 98% o cache de uma aplicação que usa Next.js na Vercel.
“Este foi um mergulho profundo e divertido que fiz em nossa infraestrutura, e minha equipe ficou surpresa o suficiente para que eu achasse que valeria a pena um vídeo. O cache do Vercel é realmente poderoso e quando usado corretamente é muito mágico"
📜 Ref callstack: Theo > BrazilJS
Excelente texto.