Weekly 482: O hacker brasileiro que desafiou Steve Jobs
Breno Masi, ou só “MacMasi”, é o hacker brasileiro que desafiou Steve Jobs e foi um dos primeiros do mundo a desbloquear o iPhone.
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelo ser humano Jaydson Gomes, em 22/08/2024, Porto Alegre
“Após uma viagem a Londres, Breno voltou com um celular Siemens que não funcionava no Brasil. Não funcionava pois estava bloqueado. Bom, aí começou a trajetória de Breno até se tornar um dos primeiros a desbloquear o iPhone e ser reconhecido até mesmo por Steve Jobs."
É o caso clássico. Breno Masi era uma criança curiosa, daquelas que fuçam mesmo, abrem o brinquedo para ver como é por dentro e para entender como funciona.
Breno conta que abriu seus carros de controle remoto, descobriu como funcionava e alterou a potência de rádio frequência para que pudesse controlar o brinquedo de mais longe.
E olha que isso foi há quase 20 anos, época em que o acesso à informação não estava a um smartphone de distância. Suas fontes de referência eram basicamente revistas.
Breno começou a trabalhar com computadores, redes, depois passou a fazer software para lavanderias, padarias e farmácias com sua primeiro empresa.
Após uma viagem a Londres, Breno voltou com um celular Siemens que não funcionava no Brasil. Não funcionava pois estava bloqueado.
Bom, aí começou a trajetória de Breno até se tornar um dos primeiros a desbloquear o iPhone e ser reconhecido até mesmo por Steve Jobs.
Abaixo, no primeiro destaque, encontre o mini documentário que conta essa história incrível de Breno em mais detalhes.
—
Nesta edição ainda temos Twitter encerrando atividades no Brasil, IA comparada com o gerador de lero-lero e Safe Assignment Operator Proposal, uma nova proposta para o ECMAScript.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify
Acompanhe ao vivo, hoje às 10:30
⚡️ DESTAQUE ⚡️
📱 O hacker brasileiro que desafiou Steve Jobs
Um mini documentário bem legal do canal AchismosTV conta a história de Breno Masi, que ficou conhecido como “MacMasi” por ninguém menos que Steve Jobs!
Um dos primeiros hackers do mundo a desbloquear o iPhone chamou atenção da Apple e foi sócio da FingerTips, a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao iPhone.
Vídeo:
📜 Ref callstack: AchismosTV > BrazilJS
🔚 X, antigo Twitter, convoca reunião de emergência e encerra atividade no Brasil
O X, antigo Twitter, anunciou o encerramento das operações no Brasil. O escritório funcionava no país desde 2012 e, atualmente, tinha cerca de 30 funcionários no país. A empresa chegou a ter mais de 100 trabalhadores no Brasil até ser comprada por Elon Musk, que, em novembro de 2022, fez a primeira demissão em massa.
Os funcionários foram informados do desligamento no sábado, dia 17, após serem convocados para uma reunião no mesmo dia. “Avisaram num all hands (reunião geral), que foi marcado no mesmo dia. Um monte de gente nem viu o invite (convite da reunião)”, disse um funcionário, que prefere não se identificar, ao ICL Notícias. O anúncio foi feito pela CEO da empresa, Linda Yaccarino.
📜 Ref callstack: ICL Notícias > BrazilJS
🙂 Proton está em transição para uma estrutura sem fins lucrativos
Desde o início, a Proton sempre foi um tipo diferente de organização. Isso provavelmente ficou evidente pela maneira como tudo começou, por meio de uma campanha pública de crowdfunding que viu 10 mil pessoas doarem mais de US$ 500 mil.
Como uma empresa criada por cientistas que se conheceram no CERN e que, até hoje, continua sendo administrada por cientistas, a Proton nunca foi liderada por pessoas que são movidas pelo lucro.
Agora, 10 anos depois, como uma fundação sem fins lucrativos, o Proton mira nos próximos 10 anos.
📜 Ref callstack: Proton > BrazilJS
⚡️ DESTAQUE ⚡️
🤭 IA é o gerador de lero-lero mais surpreendente que já existiu?
O jornalista Marcelo Soares faz uma reflexão muito interessante sobre a “ilusão futurista” da inteligência artificial em sua newsletter.
Não é novidade que hoje a IA comete muitos erros, mas o argumento central de Soares é: quais são as implicações de a indústria colocar em produção, como algo pronto, aplicações de IA que falham tanto, a ponto de ser impossível confiar nelas? Até mesmo em comandos simples de linguagem – prossegue ele – como extrair o nome de cidades mencionadas em centenas de textos, a IA apresenta as tais “alucinações”.
O jornalista conta que, quando faz essa crítica publicamente, a resposta que ouve é sempre a mesma: “estamos apenas no começo, o GPT6 vai resolver esse problema”. No entanto, “mesmo que a solução realmente esteja no futuro, a versão imperfeita de agora já está gerando problemas”.
Referências:
A ilusão futurista da IA: https://buttondown.com/lagomdata/archive/lagom-insights-a-ilusao-futurista-da-ia/
CUT THE 'AI' BULLSHIT, UCPH: https://uniavisen.dk/en/cut-the-ai-bullshit-ucph
IA é o gerador de lero-lero mais surpreendente que já existiu?:
📜 Ref callstack: Farol Jornalismo > BrazilJS
🤖 A IA generativa não é a panaceia que nos foi prometida | Eric Siegel para Big Think+
Eric Siegel está na área de IA desde 1991. Ele está "horrorizado" com a bolha de hype da IA, mas não pelo motivo que você pode pensar.
A IA generativa é a sensação viral que nos prometeram? As manchetes estão vendendo-a como uma panaceia, mas Eric Siegel, veterano da indústria de IA há 30 anos, diz que isso é principalmente hype. Pode ser impressionante e introduzir eficiências, mas não vai comandar o mundo como nos foi prometido.
A IA preditiva, argumenta Siegel, detém todo o potencial transformador que nos foi garantido com a IA generativa e os LLMs que se tornaram cada vez mais populares. Enquanto a IA generativa trabalha em um baixo nível de detalhes e não é confiável cegamente, a IA preditiva é totalmente autônoma e pode ser implementada em uma ampla gama de indústrias.
Eis por que Siegel acha que o potencial real está na modelagem preditiva e por que não vamos replicar a inteligência humana em máquinas tão cedo.
📜 Ref callstack: Big Think > BrazilJS
?=
ECMAScript Safe Assignment Operator Proposal
Esta proposta introduz um novo operador, ?=
(Safe Assignment), que simplifica o tratamento de erros ao transformar o resultado de uma função em uma tupla. Se a função lançar um erro, o operador retornará [error, null]
; se a função for executada com sucesso, retornará [null, result]
. Este operador é compatível com Promises
, async functions
e qualquer valor que implemente o método Symbol.result.
const [error, response] ?= await fetch("https://braziljs.org")
📜 Ref callstack: Arthur Fiorette > BrazilJS
😐 Quem é Mike Lynch, bilionário da tecnologia que está entre os desaparecidos no naufrágio na Itália
O bilionário britânico da tecnologia Mike Lynch, de 59 anos, está entre os desaparecidos no naufrágio de um iate de luxo na madrugada de segunda-feira (19), próximo a Palermo, na ilha italiana da Sicília, segundo informações da agência France Presse.
A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, de acordo com uma fonte. Entre os 12 passageiros e 10 tripulantes que estavam a bordo da embarcação, vários continuam desaparecidos, segundo a imprensa italiana.
Pelas redes sociais, moradores da região relataram que a tempestade foi fora do comum para a área. "O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude", disse um oficial da Guarda Costeira em Palermo.
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
🫥 Nova Zelândia extraditará magnata da internet Kim Dotcom para os EUA
A Nova Zelândia deve extraditar o magnata da internet Kim Dotcom para os Estados Unidos após o ministro da Justiça do país dar sua aprovação na última semana.
Dotcom, que nasceu na Alemanha, mas tem residência na Nova Zelândia, estava lutando contra sua extradição para os EUA desde 2012. Ele está enfrentando acusações relacionadas ao seu site de compartilhamento de arquivos Megaupload, que foi fechado pelo governo dos EUA no mesmo ano.
O ministro da Justiça da Nova Zelândia, Paul Goldsmith, assinou uma ordem de extradição para Dotcom, de acordo com uma declaração do governo, abrindo caminho para sua deportação.
📜 Ref callstack: CNN > BrazilJS