Weekly 487: OpenAI lança novo modelo de IA que pensa
Leia o "pensa" com muitas aspas, assim como a grande maioria dos anúncios da OpenAI. É um modelo de IA generativa mais espertinho e só.
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelo ser humano Jaydson Gomes, em 26/09/2024, Porto Alegre
“Na prática, o novo modelo é apenas mais um modelo que possui suas características positivas e aplicabilidade. Mas como tudo dentro da IA generativa, o ideal é seguir na sobriedade e não comprar as ideias propagadas de ‘IA que pensa’, ‘raciocínio de IA’, etc."
A OpenAI fez um alarde há algumas semanas. Influencers geraram milhares de vídeos e muita especulação foi feita sobre um possível novo modelo de IA revolucionário que a empresa iria lançar.
Tudo isso faz parte do enorme trabalho de marketing da OpenAI. Me questiono se área de Marketing não é maior do que a área de Inteligência Artificial dentro da empresa. Fica aí o questionamento.
O que veio foi o anúncio de um novo modelo que, segundo o time de Marketing da OpenAI, é capaz de raciocinar.
O modelo foi treinado para responder perguntas mais complexas, mais rápido do que um humano. O resultado? O o1 acaba sendo mais caro e mais lento do que o GPT-4o.
O raciocínio por trás do modelo acaba sendo como uma recursão, simplificando muito, é como se “o algoritmo fizesse perguntas para si mesmo”, e aí então acaba chegando em respostas - em tese - mais eficazes. E quando digo eficazes, estamos no reino da IA generativa, ou seja, é eficaz até certo ponto e depende - e muito - do objetivo.
Na prática, o novo modelo é apenas mais um que possui suas características positivas e aplicabilidade. Mas como tudo dentro da IA generativa, o ideal é seguir na sobriedade e não comprar as ideias propagadas de “IA que pensa", “raciocínio de IA", etc.
—
Nesta edição ainda temos CEO do Google dizendo que IA não vai substituir programadores iniciantes, países unindo forças para regulamentar a IA, UUID em bancos relacionais e mais.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify
Acompanhe ao vivo, hoje, às 10:30
⚡️ DESTAQUE ⚡️
🙇 OpenAI lança o1, seu modelo com “capacidade de raciocínio"
A OpenAI está lançando um novo modelo chamado o1, o primeiro de uma série planejada de modelos de "raciocínio" que foram treinados para responder perguntas mais complexas, mais rápido do que um humano. Ele está sendo lançado junto com o o1-mini, uma versão menor e mais barata.
Para a OpenAI, o o1 representa um passo em direção ao seu objetivo mais amplo de Inteligência Artificial semelhante à humana. O modelo faz um trabalho melhor em escrever código e resolver problemas multietapas do que os modelos anteriores. Mas também é mais caro e mais lento de usar do que o GPT-4o. A OpenAI está chamando este lançamento do o1 de "prévia" para enfatizar o quão incipiente ele é.
Matéria: https://www.theverge.com/2024/9/12/24242439/openai-o1-model-reasoning-strawberry-chatgpt
📜 Ref callstack: The Verge > BrazilJS
👩🏽💻 IA não vai substituir programadores iniciantes, diz CEO do Google
As inteligências artificiais não devem substituir programadores iniciantes no mercado de trabalho, especulou o CEO do Google, Sundar Pichai. Em seminário na Universidade Carnegie Mellon, o executivo pontuou que os modelos devem diminuir a barreira de entrada na programação.
Na perspectiva de Pichai, IA deve ser vista como uma ferramenta colaborativa, não uma solução que compete com a inteligência humana. "O cenário mais provável de todos, é que [IA] vai ajudar as pessoas", disse o CEO.
"[As inteligências artificiais] vão ajudar atuais programadores a fazer o seu trabalho, permitindo que eles foquem mais tempo e energia em aspectos elevados da tarefa, ao invés de obrigá-los a corrigir bug atrás de bug ou algo do tipo"
📜 Ref callstack: TecMundo > BrazilJS
🌎 Países unem forças para regulamentar a IA
Governos de 193 países da ONU chegam a um acordo histórico sobre a regulação da IA e das big techs. Isso faz parte do Pacto para o Futuro, que também inclui medidas para segurança, paz, clima e desenvolvimento. Os países-membros da ONU concordaram em estabelecer padrões de cooperação digital com padrões éticos e de direitos humanos no desenvolvimento da IA. No centro do pacto está o compromisso de projetar, usar e governar a tecnologia para o benefício de todos. Isso inclui o compromisso dos líderes mundiais de:
Conectar todas as pessoas, escolas e hospitais à internet;
Ancorar a cooperação digital nos direitos humanos e no direito internacional;
Tornar o espaço on-line seguro para todos, especialmente para as crianças, por meio de ações de governos, empresas de tecnologia e mídias sociais;
Governar a Inteligência Artificial, com um roadmap que inclua um Painel Científico Internacional e um Diálogo de Política Global sobre IA;
Tornar os dados mais abertos e acessíveis, com acordos sobre dados, modelos e padrões de código aberto;
Esse também é o primeiro compromisso global com a governança de dados, colocando-a na agenda da ONU e exigindo que os países adotem ações concretas até 2030.
Em seu discurso na 79ª Assembleia Geral da ONU, o presidente Lula criticou o financiamento de países desenvolvidos, saudou a Palestina, alfinetou Elon Musk (sem citar o nome do dono do X) e criticou a continuidade das guerras em discurso na abertura do evento, em Nova York.
📜 Ref callstack: Nações Unidas Brasil > BrazilJS
🤷♀️ Cloudflare diz que não tem nada a ver no caso de desbloqueio do Twitter no Brasil
O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, afirmou que a empresa não ajudou o Twitter a driblar o bloqueio no Brasil. E nem a Anatel a derrubar a plataforma novamente.
A Anatel disse que recebeu "apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudflare" para identificar mecanismo que assegurasse o restabelecimento do bloqueio.
"Não houve nada que o X nos pediu para fazer em termos de eliminar a capacidade do Brasil de bloquear o conteúdo dentro do Brasil. E não houve nada que fizemos para facilitar ainda mais a capacidade do Brasil de bloquear o que eles estavam fazendo".
📜 Ref callstack: G1 > BrazilJS
👩🏻⚖️ Dispara notificações, mas não volta: o X/Twitter vai retornar no Brasil?
Há quem esteja morrendo de saudades, em abstinência. Para outros, não muda em nada. O fato é que o X/Twitter ainda não voltou. E parece que ainda está longe de voltar no Brasil.
Na última semana, a empresa cumpriu mais uma das determinações do Superior Tribunal Federal (STF) e nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como a nova representante legal da empresa no país.
Luz no fim do túnel para os saudosos? Ainda não. Os documentos apresentados pelo X ainda têm uma pendência fundamental para o retorno: a falta de procuração por parte da T.I. BRAZIL HOLDINGS LLC., a segunda sócia da X Brasil Internet LTDA. Além disso, o ministro do STF Alexandre de Moraes solicitou a comprovação da situação cadastral da empresa no Brasil, um relatório sobre a possibilidade de acessar à rede social por “meios não tradicionais” e cópias de alguns documentos para comprovar a legalidade do cadastro.
Vale lembrar também que Elon Musk tem uma nova dívida: a multa de R$ 5 milhões após desobedecer o bloqueio judicial, por meio de alterações de IP, e ainda precisa derrubar perfis antidemocráticas ou que disseminem discurso de ódio - o que afirma já estar fazendo.
Resta acompanhar e esperar os desdobramentos e capítulos desta novela mexicana.
📜 Ref callstack: Padrinho > Olhar Digital > BrazilJS
🤡 CEO é substituído por mulher após declaração machista
A G4 Educação informou no último final de semana que um de seus fundadores, Tallis Gomes, renunciou ao cargo de CEO após uma postagem machista nas redes sociais.
No Instagram, Tallis disse que não estaria com sua noiva se ela fosse CEO e que liderar empresas não é “o melhor uso da energia feminina”.
“Deus me livre de mulher CEO. Salvo raras exceções (eu particularmente só conheço duas), essa mulher vai passar por um processo de masculinização que invariavelmente vai colocar meu lar em quarto plano, eu em terceiro plano e os meus filhos em segundo plano”
Tallis Gomes, Ex-CEO 🤡
📜 Ref callstack: Nexo Jornal > BrazilJS
🆔 Cuidado com UUID em bancos relacionais!
UUIDs podem causar um grande impacto negativo no desempenho de bancos de dados relacionais como MySQL e PostgreSQL devido a sua natureza randômica. Nesse vídeo, Waldemar Neto explica porque UUIDs são problemáticos e quais as melhores opções para resolver esse problema.
📜 Ref callstack: Waldemar Neto > BrazilJS